segunda-feira, julho 12, 2010

Serviço Social e Música Estílo "kuduro" Cativa Portugueses

A música angolana do estilo kuduro tem sido, nos últimos tempos, o ritmo nacional que mais cresce e conquista maior número de apreciadores em Portugal.
Está afirmação foi avançada nesta segunda-feira à Angop, em Lisboa, por vários fazedores deste ritmo típico de Angola, com seguidores, actualmente, em vários países. Segundo o músico Puto Cossa, esse género musical, além de estar a conquistar cada vez mais fãs, tem merecido reconhecimento dos promotores musicais e de outros agentes culturais. A título de exemplo, Puto Cossa apontou a recente exibição de kuduristas no Festival Internacional de Música Delta Tejo, na qual partilharam o palco com artistas consagrados como os brasileiros Martinho da Vila, Ana Carolina, Carlinhos Brown, o angolano Paulo Flores, os portugueses Roda de Choro de Lisboa e Ana Félix.
Já o kudurista Sacerdote, frisou que o estilo que interpreta é um dos mais badalados em discotecas e outras casas de diversão, divido as rimas e o ritmo contagiante das suas batidas. “Na maior parte das discotecas de Portugal já é possível ouvir o kuduro, que está cada vez mais a ganhar espaço devido ao seu ritmo contagiante que faz encher as pistas de danças”, salientou. Por seu turno Pai Grande, líder do grupo “Os Animadores”, recordou que o estilo kuduro está a fazer grande sucesso em Portugal ao ponto de os cidadãos estrangeiros estarem a fazer também este estilo típico de Angola. Actualmente, realçou, não são apenas jovens angolanos que fazem esse estilo de música. “Temos assistido a aparição de grupos e cantores individuais de nacionalidade portuguesa, cabo-verdiana, moçambicana, brasileira, guineense a fazerem também kuduro”, reforçou. “Esse facto demonstra bem o quanto é valorizado kuduro em Portugal, inclusive temos recebido convites para fazermos fusão com outros ritmos internacionais e com cantores de top na Europa”, frisou.
O movimento de kuduro em Portugal conta actualmente com estúdios e produtores especializados, tendo havido concursos e festivais deste ritmo. Sendo as principais referencias deste género em Portugal os cantores Rei Hélder e Puto Prata, este a estudar em Lisboa.
http://www.angolasite.com/Cultura/Estilo_Kuduro_ganha_espa_o_em_Portugal

Sem comentários: