sexta-feira, maio 14, 2010

Uberaba Assistentes sociais têm data comemorativa neste sábado

13/05/2010 às 08:02
Assistentes sociais têm data comemorativa neste sábado

A ideia de que assistente social é somente aquele profissional que se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas da sociedade está totalmente equivocada. Do ponto de vista dos especialistas, o trabalho de assistência social consiste em garantir os direitos dos cidadãos, conquistados ao longo do tempo com a luta da classe trabalhadora. Como o Dia do Assistente Social, 15 de maio, está se aproximando, a equipe de reportagem do JORNAL DE UBERABA vai mostrar a importância deste trabalho.
Pela própria natureza da atividade, o assistente social enfrenta um dos lados mais cruéis da vida: o trabalho com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, em usuários de drogas, em um serviço que exige muita sensibilidade, o que os profissionais chamam de política da redução de danos. Segundo eles, é muito difícil conseguir retirar a droga da vida de um viciado, e, para ajudar de alguma maneira, se faz a opção pela redução de danos.
De acordo com a acadêmica em Serviço Social Lethícia Carvalho Silva, a profissão é pouco divulgada em Uberaba, porque não existe a preocupação de orientar as pessoas e, por isso, elas acabam confundindo o serviço social com assistencialismo ou caridade. "A assistência social é uma política bem diferente da profissão Serviço Social. O assistente social trabalha com a garantia dos direitos humanos dos cidadãos e com as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. É preciso analisar a situação de maneira ampla e totalitária para poder identificar a demanda que nos é posta e, a partir disso, apresentar soluções, orientando e posteriormente encaminhando o usuário para um programa em sua cidade que atenda à sua necessidade."
Ela ressalta que é fundamental esclarecer à comunidade a respeito do trabalho desempenhado pelos assistentes sociais, uma vez que muitos podem estar precisando e por preconceito ou, mesmo, desconhecimento ainda não buscaram os serviços, deixando de desfrutar de seus direitos.
Esses trabalhadores lidam diretamente com a questão da pobreza, uma vez que ela afeta a sociedade de um modo geral, e não apenas os desfavorecidos. Se há desemprego, a violência aumenta e o consumo diminui. "Mesmo quem trabalha em outra área, em alguma situação se vê na necessidade de ajudar alguém a resolver certo problema, acreditando estar fazendo o papel de assistente social", comenta Lethícia Carvalho.
Em Uberaba, este trabalho é feito pelo Núcleo de Assistência Social (NAS), que fica responsável pelo desenvolvimento do serviço em todo o município, e busca estar sempre atento a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social, por meio de encaminhamentos ou na rede com outras entidades municipais, com o co-finaciamento do Estado e do Governo Federal, tendo suas ações sociais voltadas a atender os usuários embasados no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Para atender a baixa complexidade da comunidade uberabense, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) fica com a responsabilidade de dar a proteção social básica àqueles que estão em locais estratégicos da cidade, onde existe maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal, prestando atendimento socioassistencial disponível na rede de proteção municipal, utilizando as políticas existentes e melhorando assim a condição das famílias. Hoje existem em Uberaba vários programas e serviços direcionados a atender à população, isso devido às exigências que foram surgindo ao longo dos anos, que são direitos conquistados pelas lutas sociais. (RV)

Sem comentários: