quinta-feira, abril 30, 2009

Festival Islâmico em Mertola (Portugal)

Três continentes, representados pela cultura afro-árabe, o Oriente Próximo e Al-Ándalus, abraçam-se no encontro entre a música do sudanês Wafir Shaikheldin, o sírio Salah Sabbagh e a dança da espanhola Mónica Sadé.
Umeya oferecem-nos uma mistura de sabores, ritmos, danças e sons que fascinará a quem os contemplar.
Componentes: Wafir Sheikheldin - acordeón, ud, viola, percusiones y voz; Salah Sabbagh - darbuka, riq, daf; Mónica Sade – danza oriental.
Wafir Shaikheldin é um artista que, com a sua inspiração, versatilidade, conhecimento e virtuosismo, deu vida a numerosos projectos que podem viajar, por exemplo, do flamenco à música celta. Participou durante anos nos inesquecíveis Radio Tarifa, acompanha freqüentemente Eduardo Paniagua com o seu repertório de música antiga e colabora com os artistas mais diversos e conhecidos, como o asturiano Hevia, os galegos Luar Na Lubre, os castelhanos La Musgaña ou o projecto Klezmer Sefardí de recreação de músicas judias. É mesmo requerido por estrelas do pop como os Amistades Peligrosas, para além das suas outras e inúmeras aventuras musicais: a fusão afro-árabe-balcânica de Cherno More, o seu projeto pessoal "Nilo Azul" ou as sempre frutíferas colaborações com a sua irmã Rasha.
Salah Sabbagh, pela sua parte, é um percusionista sírio, nascido na cidade de Alepo, onde as tradições andalusis foram conservadas como um tesouro durante séculos. Experto na interpretação e na docência dos ritmos árabes, tem colaborado em projectos relacionados com as músicas clássicas árabes, andalusis e persas. Finalmente, Mónica Sadé, bailarina de grande técnica e expressividade, é especialista na prática e na didáctica da dança clássica oriental, da dança do sabre e outras modalidades.
in http://www.cm-mertola.pt/cm-mertola/default.asp?CpContentId=35&Style=amarelo.css

Sem comentários: