sexta-feira, novembro 14, 2008

Instituto Miguel Torga “presta um verdadeiro serviço público” Afirma Presidente do Conselho Científico


Instituto Miguel Torga “presta um verdadeiro serviço público”
O presidente do Conselho Cientifico do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), José Henrique Dias, invocou ontem o contributo alargado que a instituição tem oferecido à sociedade, lamentando alguma falta de ajuda. «Esta escola tem prestado um verdadeiro serviço público, mas não tem apoios do Estado», afirmou ontem o docente, durante a cerimónia de abertura solene das aulas. O responsável fundamentou depois que o ISMT merece ser ouvido, porque é «uma escola vanguardista, do saber fazer».
José Henrique Dias não esqueceu o actual «momento de inquietações», onde «tende-se a questionar o Processo de Bolonha». «Portugal está 300 anos atrasado, ainda com 10% de analfabetos. Temos um milhão de portugueses que não sabe ler, mas não temos um milhão de licenciados», lamentou. Por isso, o docente invocou a necessidade de «mudar as mentalidades», para criar um sociedade melhor formada e preparada para trabalhar. As opiniões de José Henrique Dias foram ouvidas com atenção pelo governador civil do distrito de Coimbra.
«Tomei nota das palavras do senhor presidente do Conselho Científico. De facto, a nível de equidade social deveria haver o reconhecimento de serviço público do Instituto porque, apesar das limitações, são capazes de mostrar à região e ao país que temos escola e que somos capazes de desafiar a modernidade. O Instituto não fica aquém da personalidade que o fundou, Bissaya Barreto», afirmou Henrique Fernandes.Antes já tinha intervido o presidente do Conselho Directivo da instituição, Carlos Amaral Dias, que enfatizou o momento sensível pelo qual está a passar o Ensino Superior, mas mostrou a convicção de que o ISMT está no bom caminho. «Tenho orgulho pelo nosso ensino de qualidade, com um carácter dinâmico, que corresponde às necessidades educativas actuais», afirmou. O responsável apontou a «crescente adesão de estudantes» como prova do trabalho positivo e recordou que a instituição inaugurou, neste ano lectivo, a licenciatura em Design de Comunicação, estando actualmente a preparar mais três novas licenciaturas.Novas instalaçõesainda por encontrarA origem do Instituto Superior Miguel Torga remonta a 1937, o que faz da entidade a segunda instituição de ensino superior mais antiga da cidade, depois da Universidade de Coimbra. Com cerca de 1700 alunos, o ISMT procura actualmente novas instalações. «Estamos a estudar várias hipóteses que se encontram em Coimbra, mas entretanto já abandonámos as negociações com o centro comercial Avenida», afirmou o director Carlos Amaral Dias ao Diário de Coimbra. O responsável não esconde a preferência pelo edifício onde funcionam os CTT, junto ao Mercado D. Pedro V, mas que envolve «um negócio complexo». Por isso as negociações prosseguem também noutros locais. «O que queremos para o Instituto é o melhor e o mais barato», concluiu.
A cerimónia de abertura solene das aulas contou também com a presidente da Associação de Estudantes, Bárbara Ferreira, que frisou o à vontade com que os alunos se sentem no Instituto. «É com grande gosto que nos envolvemos cada vez mais nas actividades desta instituição e que a vemos crescer, porque acaba por ser a nossa segunda casa», apontou.
A cerimónia contou também com a presença de Sofia Figueiredo (presidente do Conselho Pedagógico) e João Rebelo (vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra).


Bruno Vicente

Sem comentários: