terça-feira, julho 29, 2008

Cozinha Brasil Serviço Social da Industria e Município em Pé de Guerra Contra a Fome


Assistência social bem desenvolvida

Além de garantir uma série de avanços na infra-estrutura, outro setor que tem merecido atenção especial por parte da prefeitura de Passagem é a Assistência Social do Município, pelo secretário Gaspar Mariano da Silva. Além da implantação de programas importantes que continuam garantindo a possibilidade de uma vida mais estruturada, o órgão também tem viabilizado uma série de cursos em várias áreas, que já estão dando uma vida melhor para milhares de pessoas que já foram e continuam sendo atendidas através dos programas de qualificação e capacitação desenvolvidos no município, pela prefeitura em várias áreas e a assistência social é uma delas.
Consciente que o saber é uma das formas de crescimento como um todo, a secretaria de assistência social vem investindo na melhoria de conhecimento dos moradores, principalmente os mais carentes, como forma de oferecer uma maior e melhor oportunidade de crescimento.
Dentro desta perspectiva é que uma série de cursos profissionalizantes vem sendo oferecidos e para que isto aconteça, a prefeitura, tem firmado vários convênios que estão garantindo a proliferação do saber no município.Um exemplo é o programa Cozinha Brasil que através de uma parceria com o Serviço social da Indústria, Sesi e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, desenvolve um programa de culinária que ensina a preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios. O programa que também possibilita uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil é desenvolvido no município e já qualificou cerca de 40 pessoas que adquiriram os conhecimentos repassados pelo programa e estão aptas a se tornarem agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
Outros cursos mais ligados a área do artesanato, mas que também visa garantir uma possibilidade a mais de profissionalização e ao mesmo tempo geração de renda, foram os cursos de bijuteria, perfume e sabonete artesanal. Os cursos tiveram uma ótima participação e também já estão possibilitando que as pessoas participantes da qualificação tanto iniciem uma nova profissão como também, complementem a renda a partir de uma nova atividade.

1 comentário:

carla disse...

Gostaria de convida-los para o mais novo lançamento do livro gastroplastia e a reconstrução da identidade.Oferecendo oportunidade de fala a várias mulheres que se decidiram pela cirurgia, o autor consegue fazer um amplo mapeamento do problema: como é o universo do obeso severo; o desconforto sentido como portador de um estigma; as várias alternativas em busca do corpo magro; as modalidades de gastroplastia e os profissionais envolvidos nesse procedimento; e, finalmente, o processo de reconstrução da identidade após a intervenção médica.