sábado, novembro 24, 2007

Serviço Social Universidade de Coimbra Eleita a Melhor de Portugal (Segundo The Times)

Universidade de Coimbra eleita melhor do país
• O vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Pedro Saraiva, con­gratulou-se ontem com o facto de a instituição ser considerada a melhor a nivel nacional no ranking mundial THES-QS, publicado pelo jornal britâ­nico The Times. "É o reconhecimento do esforço desenvolvido sermos, pela segunda vez consecutiva, a universi­dade mais cotada do universo nacio­nal", disse o catedrático à Lusa.
Relativo a 2007, o ranking coloca a UC como a quarta melhor universi­dade da Península Ibérica e a terceira melhor do mundo lusófono. Na classi­ficação de 2006, a UC foi considerada também a melhor dos países de lín­gua portuguesa, sendo ultrapassada este ano pelas congéneres brasileiras de São Paulo e Campinas. Universida­des do mundo anglo-saxónico estão no topo da lista, com Harvard (EUA), Cambridge (Reino Unido), Yale (EUA) e Oxford (Reino Unido) à cabeça. No ranking de 500 instituições, a Universidade de Coimbra surge na 319.a posição, seguida da Universidade Nova de Lisboa (341.a) e da Católica.

Público • Sábado 24 Novembro 2007 • 13

2 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o grande JMV: perdi a vergonha, vou elaborar uma ruminação:

O Times até costuma evidenciar alguma credibilidade mas tem que desenvolver e modernizar os seus dispositivos de pesquisa e fundamentar os seus estudos para bem de todos nós, não só académicos.

Desde quando é que a UC é a melhor do país? Qual o principal critério? Os níveis e intensidade da vida boémia?

Para quando reconhecerem que a UCP é "o melhor custo de oportunidade" para o ensino superior em Portugal? Mais uma vez, o Estado, por muito mérito que tenha no funcionamento de algumas universidades, é ultrapassado de sobremaneira pelo ensino superior privado.

Há uns anos os dos privados eram aqueles "burros" que só tinham nota para o privado e nunca para o Estado. Felizmente isto mudou...

Já agora, concorde-se ou não com o modelo pedagógico da UCP, ao nível da Licenciatura em Serviço Social, importa reconhecer que é, hoje por hoje, o mais conceituado curso da área em Portugal.

A seguir não questiono quem vem mas o ISMT está bem posicionado...

Mais uma vez: iniciativa privada. O que parece incoerente porque o "Serviço Social" é uma finalidade do Estado...

Um abraço Amigo (aluno de SS da UCP claro!!!)

Anónimo disse...

Mas essa incoerência sempre existiu. Felizmente que actualmente já há maior equilíbrio entre oferta pública e privada no Serviço Social. Quanto à qualidade dos cursos, seria necessário analisar um a um, o que deveria ser o trabalho de um grupo ligado à APSS que fosse criado para o efeito. Depois elaborar-se-ia um documento que fosse enviado ao Ministério do Ensino Superior. Só assim seria possível uniformizar os cursos, revitalizando a RNESS.