terça-feira, junho 05, 2007

Alfredo Bruto da Costa no seu Melhor contra a Flexisegurança

A Flexisegurança é "um Documento do Mais Puro Neoliberalismo
O presidente do Conselho Económico Social foi o convidado do programa "Diga Lá, Excelência", da Renascença e do jornal "Público", onde deixou criticas ao documento defendido peia Comissão Europeia.
Bruto da Costa lembra que, no nosso país, 40% das pessoas em situação de pobreza estão empregados ou trabalham por conta própria, o que - diz - leva a concluir que pobreza é um problema de política económica e não (apenas) de redistribuição da riqueza.
Por outro lado, acrescenta que, segundo o estudo sobre a pobreza, que está aindc ser feito, a maioria dos pobres são famílias tradicionais e que os desempregados representam apenas 3% dos pobres.
Para o futuro, Bruto da Costa defende que a segurança social tem que ser financiada não apenas pelos rendimentos do trabalho mas também pelos rendimentos do caapital.

Nesta entrevista a Diná Soares, da Renascença, e Sofia Branco, do "Público", o professor Alfredo Bruto da Costa aproveita ainda para desmistificar o ditado chinê cana e do peixe.
"Ninguém garante que esse chinês quis colocar o peixe e a cana em termos alternativos. Não vale nada eu dar uma cana a alguém que está com tanta fome que não pode levantar-se sequer para se chegar ao rio e pescar", disse.
Pode ver a entrevista neste sitio

Sem comentários: