terça-feira, março 20, 2007

Serviço Social Gaita - de-Foles Comemora Oitavo Aniversário



No próximo dia 24 de Março a


Associação Gaita-de-Foles comemora o seu oitavo aniversário.




Esta data serve não só de motivo para juntar sócios, amigos e muitos músicos, numa grande festa de convívio, mas também para prestar homenagem a um dos mais emblemáticos gaiteiros portugueses: o gaiteiro Joaquim Roque, de Torres Vedras.

Esta festa verá também uma breve apresentação da banda Cornes, o novo projecto musical dos alunos da Escola de Gaitas da Associação. Esta banda encontra-se neste momento em formação e aproveita esta ocasião para mostrar um pouco do trabalho que tem vindo a desenvolver. Esta celebração tem início com um almoço de convívio que está marcado para as 13:00h no Ateneu Comercial de Lisboa, onde a festa continua também pela tarde e noite dentro, com os músicos e instrumentos que se quiserem juntar à festa.




Para mais informações e inscrições,


contactar, até dia 22 à tarde: 962915892 (Inês Gonçalves) / ineis2006@gmail.com


Ateneu Comercial de Lisboa, Rua das Portas de Santo Antão, nº 110, Lisboa - rua do Coliseu dos Recreios, perto da Avenida da Liberdade e do Rossio.


Transportes públicos: Metro – estação de Metro do Rossio (linha verde) ou dos Restauradores (linha azul).


Estacionamento: parque de estacionamento da Praça dos Restauradores (perto do Hard Rock Café).




Joaquim Roque é um dos últimos gaiteiros sobreviventes de uma longa tradição de Gaiteiros da Estremadura, que tem merecido a atenção de vários estudiosos, entre eles, Ernesto Veiga de Oliveira, Michel Giacometti e José Alberto Sardinha (Joaquim Roque chegou mesmo a ser gravado e entrevistado pelos dois últimos).




Na região de Torres Vedras, o gaiteiro é a figura central dos festejos populares profanos e sagrados: a presença do Gaiteiro nos Círios (procissões religiosas sazonais) é indispensável, ainda hoje.Joaquim Roque não é o primeiro gaiteiro da Estremadura e durante muito tempo não foi o único - mas hoje é, talvez, o último do seu género. A sua técnica instrumental é muito característica, com repertório muito ritmado e pontuado com adornos atípicos; os seus dedos movem-se com agilidade (apesar da sua idade!) e exibem um virtuosismo hoje desconhecido de muitos gaiteiros mais novos, ensinados com técnicas importadas da vizinha Galiza, que não têm em conta os muitos anos de tradição portuguesa deste instrumento - pois apesar de partilharem alguns aspectos comuns, são muito diferentes.




Por esse mesmo motivo e para destacar a importância de descobrir o riquíssimo património imaterial da música portuguesa, a Associação Gaita-de-foles homenageia merecidamente este Gaiteiro no próximo dia 24.

Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores28 de Abril a 1 de Maio de 2007 - Évora

Inscrições abertas em http://www.gaitadefoles.pt/tocardeouvido/2007/

Sem comentários: