quinta-feira, novembro 09, 2006

TESE DE ASSISTENTE SOCIAL SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA GALARDOADA PELA CAPES






ECONOMIA SOLIDÁRIA














Mais uma tese de doutoramento sobre economia social, ou solidária defendida por uma Assistente Social foi galardoada. EmPortugal a nossa colega Manuela Coutinho viu premiada a sua tese de Economía Social, publicada pelo CPIHTS,como consta da capa do livro.

Segundo a imprensa brasileira ...

"Economia solidária é tema de tese da PUC-SP premiada pela Capes
O apoio do Governo Federal à economia solidária, a partir do Governo Lula, e mudanças na formação de professores de Matemática do ensino básico estão entre os temas vencedores do Prêmio Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As duas teses foram defendidas na PUC-SP, que este ano inscreveu sete trabalhos de pós-graduação para concorrer ao prêmio.
Do Pós em Serviço Social da Universidade, a tese premiada foi a de Rosangela Nair de Carvalho Barbosa, intitulada A economia solidária como Política Pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil. A tese examina o papel do Estado no apoio à economia solidária, que passa a ser considerada como política pública federal a partir do governo Lula (2002-2006).
Tal fato, porém, caminha ao lado da descaracterização do assalariamento como mediação do trabalho, diminuindo sua regulação pública e, conseqüentemente, alargando a insegurança social dos trabalhadores - que são deixados à própria sorte nas relações mercantis, ou esquecidos em pequenas receitas privadas de sobrevivência. "A base econômica monetarista inibe o Estado de qualquer atuação que não possibilitada pelas fronteiras do superávit primário, constrangendo políticas pujantes de desenvolvimento e investimento público na proteção social.
O que em conjunto somente amplia o universo de potenciais trabalhadores demandantes para a economia solidária", defende a autora da tese, na conclusão.No estudo, Rosangela analisa alguns temas importantes para entender o papel do trabalho, do emprego e da economia solidária na atual ordenação econômica e política do país e do mundo. Ao longo do texto, a autora examina a cultura do auto-emprego e da informalidade, a sociabilidade do trabalho em economia solidária e a política pública de economia solidária.
A autora é professora do Departamento de Política Social e Pesquisadora do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -
O outro trabalho da PUC-SP premiado é o de Ruy Cesar Pietropaolo, do Pós em Educação Matemática. Ele venceu o Prêmio Capes com a tese (Re) Significar a demonstração nos currículos da educação básica e da formação de professores de matemática.

Sem comentários: