quarta-feira, novembro 01, 2006

IN MEMORIAM DO MITELO (2) PADRE ABEL VARZIM PROFESSOR DO ISSSL

Prece

Que fazes tu aí, oh! Cristo antigo,

Pregado nessa Cruz, eternamente?

Liberta a tua mão omnipotente,


Desprega esses teus pés... e vem comigo!

Não sabes que, sem Ti, nada consigo?

Não vês que fazes falta a tanta gente?

Oh! vem de novo como antigamente,

Viver connosco e nós contigo!

Não vens?

Não queres ouvir a humilde prece

Num Mundo que, sem Ti, desaparece,

Vencido pela morte e pela dor?

Não vens?

Não pode a Cruz ficar sozinha?

Pois bem:

Permite, então, que seja minha!

Eu fico nela...

e desce Tu,

Senhor!

Domingos Rodrigues,
Abel Varzim -Apostolo Português da Justiça Social
Rei dos Livros ,1990




Do seu Diario de Vida
16 de Dezembro de 1948



"Que pena não ter rompido

com algumas coisas para escrever.

Tinha tanto que dizer.

E como o não escrevi,

nunca mais se saberá;

nem eu sequer.

[ ... ]

Escreverei as minhas impressões,

pouco a pouco.

Por agora,

apenas quero registar,

no dia de hoje o facto:

- Querem que eu saia da Acção Católica!

Porquê?

Por ter defendido a doutrina social da Igreja.

Porquê?

Por ter procurado servir a Igreja

e reagir contra a sua submissão a Salazar.

Por que mais?

Por ser incómoda a minha presença

e inabalável a minha intransigência.

O senhor Cardeal disse-me, há dias,

que tinha dois caminhos a seguir:

cobrir-me e sofrer as consequências

de uma má vontade do Estado;

ou então guardar-me como uma reserva da Igreja.

Porque,

acrescentou,

esta situação política não pode durar muito;

nós não temos ninguém,

a não ser o pe. Varzim -

com prestígio suficiente

para desfraldar depois da queda disto

uma bandeira.

Inclina-se para me manter

como uma "reserva da Igreja".

Compreendi tudo!!!"







Sem comentários: