terça-feira, outubro 31, 2006

INSTITUTO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL DO PORTO COMEMORA 50 ANOS DE VIDA

Posted by Picasa









O Instituto Superior de Serviço Social do Porto Faz 50 anos (1956-2006)

Esta inauguração concluía um processo preparatório que envolveu a Sociedade das Filhas do Coração de Maria (inqui­linas do prédio da Avenida Rodrigues de Freitas, onde linham a funcionar um iar de raparigas e um curso de economia familiar), a quem D. Amónio Ferreira Gomes desafiou a cola­borar com a Diocese e Movimentos da Acção Católica na abertura de um Instituto de Serviço Social, em diálogo com a sociedade portuense (Universidade, Misericórdia, Organis­mos de Saúde, eetc.) Vir-se-ia a constituir a Associação de Cultura e Serviço Social do Porto, a quem o Governo aprovou os estatutos e concedeu alvará pára a abertura do Instituto de Serviço Social do Porto.


Este iniciou as aulas em 5 de Novembro de 1956, conforme a notícia atrás referida.A 15 de Dezembro desse ano, realizou-se no Salão Nobre da Faculdade de Engenharia uma sessão solene presidida por D. Amónio Ferreira Gomes, contando com a presença de autori­dades civis, militares e académicas.Era o terceiro Instituto de Serviço Social criado em Portu­gal, depois dos de Lisboa (1935) e Coimbra (1937), ainda num contexto nacional de corporativismo autoritário, mas já com sinais de respirar o novo contexto europeu do pós-guerra, que veio a multiplicar o ensino do serviço social em ordem a responder às enormes necessidades da reconstrução europeia.

As pioneiras na área do serviço social, deste Instituto foram: D. Margarida ds Sacadura Brites (Educadora familiar que conhecia Institutos similares no Rio de Janeiro e em Paris); D.Maria Helena Murta Caldeira, D. Julieta Marques Cardoso e D. Maria Helena Cabral Silva (Assistentes Sociais pelo Instituto de Lisboa), O instituto teve colaboração, muitas vezes graci­osa, de professores de várias faculdades da Universidade do Porto, do Seminário do Porto, e de variadas instituições da cidade, nas áreas de Filosofia e Humanidades, Direito, Econo­mia, Sociologia, Psicologia e Higiene Mental, e Medicina Social.

O ISSSP, actualmente, é uma Cooperativa de Ensino Supe­rior, com novas instalações na Senhora da Hora (Matosinhos) e concede os graus de licenciatura em Serviço Social desde 1989 e de Mestrado em Serviço Social e Política Social desde 1995.
Nos seus 50 anos de existência, o ISSSP acumulou experiência de intervenção em áreas particularmente vulnerá­veis à emergência de problemas sociais. Tal experiência permi­te conferir à formação dos Assistentes Sociais bases científi­cas cada vez mais sólidas e condições pedagógicas adequa­das ao papel de agente de desenvolvimento social.

Atento às evoluções da sociedade portuguesa, o ISSSP investe numa contínua adequação dos conteúdos da formação aos impera­tivos da realidade social envolvente, através das actividades de investigação aplicada.
O ISSSP orienta a sua política científica e pedagógica por princípios de solidariedade e democracia. Promove uma formação crítica e aberta à produção de mudanças sociais orientadas para a consolidação dos direitos cívicos, sociais e culturais, em especial dos cidadãos mate vulneráveis socialmente. A gestão do ISSSP é participada por pessoal docente, não docente e alunos.
(da imprensa)
No próximo dia 8 de Novembro, pelas 18 horas, realiza-se no Auditório do ISSSP (novas instalações),à Av. Dr. Manuel Teixeira Ruela, 370 – 4460-362 Senhora da Hora (Matosinhos),
uma reunião abertaaos antigos alunos e professores, em ordem a …

a) Constituir a AAA ISSSP (Associação dos Antigos Alunos do ISSSP).

Deliberar sobre a Proposta de Estatutos e Ficha de sócio (em Anexo) e constituir uma
Comissão Instaladora da Associação. Solicita-se a sua presença e colaboração na divulgação
junto dos colegas de várias gerações.

b) Programa do cinquentenário

Colher sugestões para as realizações a levar a cabo ao longo do ano lectivo 2006-2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Alfredo onde descobriste esta questão dos Antigos Alunos, é que conheço professores que não sabem?

Anónimo disse...

A qualidade deste estabelecimento de ensino deixa muito a desejar....!!!