sábado, março 19, 2011

Kê Li Kê Lá projecto de sensibilização artística

Kê Li Kê Lá


Apresentação do projecto e projecção de filmes

Quarta, 23 Mar 2011

18:00

Aud. 2

Entrada livre





Kê Li Kê Lá – expressão que significa “Ah… e tal!” em crioulo – é um projecto de sensibilização artística e formação em cinema que tem como protagonistas os jovens residentes no bairro do Casal da Boba, na Amadora. Com duração de dois anos e o apoio da Fundação Gulbenkian, o projecto Kê Li Kê Lá funciona como um espaço onde jovens dos 13 aos 23 anos interagem com artistas e profissionais de cinema no âmbito de vários workshops, dando a conhecer a sua vida e cultura, por um lado, e, por outro, adquirindo ferramentas técnicas e artísticas para se exprimirem criativamente. Com a Escola Profissional Gustave Eiffel (Amadora) a servir de base de operações e com o apoio de outras organizações do bairro da Boba, estes jovens têm frequentado módulos de interpretação, de criação de personagens, de género documental e fotografia, entre outros, desenvolvendo um trabalho contínuo de auto-conhecimento.





O projecto Kê Li Kê Lá surge na sequência de outras acções desenvolvidas junto da população do bairro do Casal da Boba que culminaram na realização da longa-metragem Li Kê Terra, vencedora da última edição do Doclisboa. Inicialmente inspirado na metodologia adoptada pelo filme A Turma (Entre Les Murs, de Laurent Cantet, 2008), através do ensino das técnicas audiovisuais e de um conhecimento aprofundado sobre o género documental, Kê Li Kê Lá pretende reunir histórias de vida, a fim de conceber um argumento original para uma longa-metragem que pretende colocar os habitantes do bairro nos dois lados da objectiva.





No dia 23 de Março, a partir das 18h, haverá uma apresentação global de Kê Li Kê Lá no Auditório 2 da Fundação, em que estarão presentes a realizadora e autora do projecto Filipa Reis (Vende-se Filmes), bem como os coordenadores dos módulos de Interpretação e de Documentário, Romeu Costa e Leonor Noivo, respectivamente. Os jovens envolvidos no projecto também irão participar neste encontro, representando ao vivo cenas das curtas-metragens que realizaram no final de 2010, no âmbito do laboratório de Documentário, e que serão exibidas no decorrer da apresentação, que contará ainda com uma exposição de fotografia.











MAIS INFORMAÇÕES

Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano

1 comentário:

flash rede - blog da EAPN Portugal disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.