quinta-feira, setembro 18, 2008

Socialismo Chega aos Açores: Grandes empresas vão assumir responsabilidades no campo social


Regional18/09/2008 09:09:9
O Presidente do Governo Regional disse ontem que o seu Executivo vai, muito brevemente, aprovar legislação que irá obrigar empresas com maior dimensão empregadora a assumirem responsabilidades na área social.Carlos César falava na cerimónia de inauguração da creche "O Girassol", gerida pelo Centro Social da Atalhada, em S. Miguel, e referia-se, exactamente, à necessidade de alagar mais rapidamente a rede de creches na Região.
Recordando que o Governo já investiu, nesse âmbito, cerca de um milhão de euros – e que está a preparar medidas de aumento da sua comparticipação financeira no pagamento pelas famílias das creches –, acrescentou que existem já atractivos muito eficazes para trazer os investidores privados para a área do serviço social, prevendo-se uma rápida eliminação de listas de espera nos centros populacionais mais relevantes."Supletivamente, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros – as associações, as instituições particulares de solidariedade social, as Misericórdias, os centros sociais e paroquiais – na extensão da rede onde o investimento privado seja mais deficitário", disse o Presidente do Governo.
Para Carlos César, a inauguração da creche "O Girassol" confirma a prioridade, dada pelo Governo açoriano, às políticas sociais de apoio à infância e à disponibilização de um maior número de vagas com a criação e construção de novas creches, mas essa prioridade tem também expressão em outras valências, como a rede de amas e dos jardins de infância. "De facto, paralelamente ao alargamento da rede de equipamentos sociais formais de apoio à família, a rede de amas nos Açores já dispõe de um total de cinquenta e três serviços, distribuídos pelas ilhas de S. Miguel e Terceira, que dão resposta a 186 crianças entre os quatro meses e os três anos de idade, e no Faial vamos iniciar as acções de formação, contando-se, para já, com dezassete inscrições", sublinhou. A rede regional de apoio à infância compreende actualmente 302 equipamentos, com capacidade de resposta para perto de doze mil crianças e jovens, sendo que, destes equipamentos, mais de meia centena são creches com capacidade para cerca de duas mil crianças.
"Estamos, desse modo, em presença de uma estratégia global que incide na melhoria e qualificação de todo o sistema de apoio à primeira infância e na convocação de maiores responsabilidades junto de sectores tradicionalmente afastados destas áreas de intervenção. É uma nova fase em que se esperam novos e ainda melhores resultados", concluiu o Presidente do Governo Regional dos Açores.

Sem comentários: