terça-feira, setembro 02, 2008

Conferência Mundial de Serviço Social Bahia 2008



Conferência Mundial de Serviço Social

reúne assistentes sociais de 42 países


Por Rosângela Pezoti, especial para este site
São Paulo (SP) - Com o tema “O desafio de concretizar direitos numa sociedade globalizada”, realizou-se de 16 a 19 de agosto a 19ª Conferência Mundial de Serviço Social na cidade de Salvador/BA, reunindo 2.691 assistentes sociais de 42 países dos 5 continentes.
O encontro foi marcado pelo exercício do pensamento social crítico, pelo fortalecimento de posições em defesa da universalização de direitos, pela reflexão sobre a necessária articulação da categoria com as outras profissões e os movimentos sociais e de trabalhadores, pela troca de experiências e pela indicação de uma agenda comum de prioridades.
A conferência de abertura foi realizada pelos professores José Paulo Netto (Brasil) e Ellen Wood (Canadá) que analisaram os efeitos da globalização e da mundialização do capital no acirramento das desigualdades sociais por todo o mundo.
O desafio de assegurar direitos, trabalho e democracia foi analisado pelas professoras Visanthie Sewpaul (África do Sul) e Ivanete Boschetti (Brasil) que apontaram os efeitos perversos da destituição dos direitos trabalhistas e da precarização da Seguridade Social na vida das populações mais vulneráveis.
Temas polêmicos também foram tratados em três plenárias simultâneas: o trabalho do assistente social no contexto internacional da pobreza e desigualdade social; os conflitos globais e a violação dos direitos humanos; e, a ação do serviço social, a economia global e as ameaças destrutivas ao meio ambiente, especialmente, na extinção da cultura dos povos indígenas.
Durante o evento foram apresentados 967 trabalhos de assistentes sociais de diferentes partes do mundo, demonstrando a diversidade da atuação dos profissionais em realidades de todo o mundo.
No encerramento do evento, a mesa formada pelas professoras Marilda Vilela Iamamoto (Brasil) e Elvira Craig da Silva (USA) se dedicou a apontar as possibilidades de construção de uma agenda comum do Serviço Social para a próxima década. Apesar dos inúmeros desafios colocados, os participantes deixaram a conferência com a certeza de que é possível articular esforços para a construção de uma nova sociabilidade, mesmo em tempos tão difíceis!

“Eu tropeço no possível, e não desisto
de fazer a descoberta do que tem dentroda casca do impossível.”
C. Drummond

Sem comentários: