quarta-feira, setembro 10, 2008

Assistente Social Criadora dos Bordados de Óbidos Morre aos 103 Anos



Maria Adelaide Ribeirete, a criadora dos Bordados de Óbidos, com 103 anos de idade, morreu no dia 5 de Setembro na sua casa da Quinta da Penha, em A-da-Gorda.
Obidense, inspirou-se nos tectos da Igreja de Santa Maria para criar, nos anos 50, um dos mais típicos artesanatos de Óbidos. A artesã nasceu na Quinta da Penha, em A-da-Gorda, concelho de Óbidos, em 22 de Março de 1905.
Frequentou o primeiro curso superior de Assistência Social a ser criado no País, numa ocasião em que não era comum as mulheres portuguesas estudarem. Foi, precisamente, no seu trabalho de assistente social que, quando andava de porta em porta a ajudar as pessoas, se deparou com as dificuldades que muitas mulheres sentiam, nomeadamente de terem que deixar de trabalhar para tomarem conta dos filhos.
Nos anos 50, quando Óbidos começou a abrir-se para o Turismo, e depois da reconstrução das muralhas – o que trouxe não só turistas como novos moradores para a vila – Maria Adelaide Ribeirete pensou em criar alguma coisa que ocupasse as mulheres e que, ao mesmo tempo, lhes trouxesse algum rendimento. Foi também nos anos 50 que o tecto da Igreja de Santa Maria foi restaurado, pondo em destaque as suas cores originais e formas. Maria Adelaide Ribeirete, com a ajuda de um espelho, começou a copiar as formas e as cores do tecto da igreja e criou os Bordados de Óbidos. Arabescos, pássaros, o castelo e a palavra Óbidos, bordados em tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho compõem os bordados de Óbidos, onde são empregues os pontos pé de galo para o preenchimento e o ponto pé de flor para os contornos, sobre linho branco, meio linho ou estopa. O Município de Óbidos comunica com muito pesar o falecimento de Maria Adelaide Ribeirete, destacando todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos pela artesã em prol do seu concelho. Recorde-se que Maria Adelaide Ribeirete foi distinguida pela autarquia, em 2003, com a Medalha de Mérito Municipal. Fonte: Gabinete de Comunicação e Design da Câmara Municipal de Óbidos
09-09-2008
in http://insistente-social.blogspot.com/2008/09/vidas-de-assistentes-sociais.html
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=747bf135-2726-4c4e-a53e-ba6422ab0b0a&edition=95

Sem comentários: