quarta-feira, novembro 22, 2006

CPIHTS Continua a Publicar Teses de Finalistas de Serviço Social












Tempo de Adopção Vs Tempo Útil de Criança
Complexidade e questões do processo de adopção
É o título da tese de Ana Carina Azevedo Potes,Cátia Alexandra Teixeira Bandola,Filipa Mariana, Ferreira Real e Luciana Pires Ferreira. Um assunto complexo e de actualidade abordado na tese de fim de curso destas novas colegas Assistentes Sociais que defenderam este ano de 2006.
Segundo o ressumo entregue pelas própias autoras
"A presente tese de investigação debruça-se sobre o tema da Adopção, particularmente sobre a questão da morosidade do processo, tema que assume especial relevância na actualidade, dado o elevado número de crianças que se encontram institucionalizadas e o demasiado tempo por que esperam crianças e candidatos.

Neste processo existem vários interesses em jogo, porém são as crianças as mais prejudicadas quando o seu tempo não é respeitado, uma vez que perdem a possibilidade de serem crianças e de terem uma família que delas cuide. Este tempo, que é limitado não se compadece com o tempo burocrático que teima em demorar todo o processo de adopção.

Desta forma, e dada a complexidade de todo o processo, considerámos pertinente averiguar quais as causas da morosidade deste. Porém, e como ele é levado a cabo por profissionais das diferentes áreas das Ciências Sociais, e tem duas fases distintas, uma de avaliação e definição do projecto de vida das crianças que se encontram em acolhimento temporário, e outra de estudo, selecção dos candidatos a adoptantes, e encontro de perfis entre estes e as crianças em condições de adoptabilidade, decidimos entrevistar um técnico de cada área das duas equipas responsáveis pelo processo.

A análise dos dados, permitiu concluir que a morosidade do processo é multi-causal, uma vez que a ela estão subjacentes impedimentos que advêm do quadro legal, da intervenção técnica e do técnico enquanto pessoa.

Deste modo, importa referir que a lei é adequada e pertinente, porém o facto de depender de quem a aplica introduz-lhe alguma subjectividade e dualidade de critérios aquando da tomada de decisão. Verificam-se ainda divergências de opinião entre técnicos e entre os diferentes serviços implicados neste processo, acerca do que é o Interesse Superior da Criança, nomeadamente na definição do seu projecto de vida, condicionando assim a decisão em tempo útil.

Assim, a morosidade tanto se relaciona com o supracitado, como com questões, problemas e dilemas que se levantam na intervenção, particularmente a dificuldade que sentem em avaliar a relação das crianças com as famílias biológicas para poderem decidir pela adoptabilidade ou pela reintegração. O peso da responsabilidade que sentem ao decidir, é também factor de influência, uma vez que estão em confronto direitos e deveres das crianças, das famílias, dos técnicos, do Estado e da Sociedade, que são difíceis de conjugar. "
O Centro Português de Investigação Social abre as possibilidades de publicação de teses, ensaios e trabalos de opinião, no sentido de divulgar o conhecimento em Serviço Social.

Esta aberto a todas os Assistentes Sociais devidamente credenciadas no nosso centro

Alfredo Henríquez


podem consultar in
http://www.cpihts.com/PDF02/Ana%20Potes.pdf

1 comentário:

S Guadalupe disse...

fazem muito bem, caso contrário, há muito trabalho meritório que fica a ganhar pó num qualquer canto sem espreitar a luz do dia.